Os mais antigos registros mostram mulheres que 'trabalhavam' ajudando outras mulheres a darem a luz. Há uns 10 anos atrás, quando me peguei pensando em minha missão aqui na terra, ou seja, aquilo que Deus escolheu para fazer, surgiu algumas curiosidades.
E uma delas foi essa: O que a bíblia fala sobre parteiras?
Depois de conversar com o Espírito Santo, aquele que me guia e ensina, estudei sobre mulheres, nascimento, parto e parteiras que foram registrados na Bíblia.Quero compartilhar um pouco do que encontrei:

"E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
Portanto Deus foi bondoso às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas." Êxodo 1:15-21
E sobre doulas, seria, porventura, Maria a primeira doula com seus feitos registrados?
Maria soube que sua prima Isabel estava grávida e foi visitá-la. Ficou junto dela três meses. Fazendo o que? Provavelmente apoiando, ajudando, dando conforto e cuidando de Isabel. Isso é doula.
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve".
"Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus". Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou. Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para a uma cidade da região montanhosa da Judéia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria." Lucas 1:36-44
"Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa. Ao se completar o tempo de Isabel dar à luz, ela teve um filho." Lucas 1:56,57


Agradeço a Deus e ao Espírito Santo por essa dádiva e dom! <3
Com amor,
Gabi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário